segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dor de cabeça

Postado por Livia de Mello Munhós às 10:30 0 comentários
Você tem dores de cabeça com frequência, ou pelo menos já teve algum episódio na sua vida? Se não teve, aguarde, pois com certeza você ainda terá. Pesquisas mostram que entre 70% e 95% dos seres humanos registrarão algum episódio de dores de cabeça na vida, sendo que as mulheres tem muito mais propensão devido ao estresse e as oscilações hormonais.É importante saber diferenciar o tipo de dor de cabeça e as causas para que o tratamento seja mais eficaz.

TIPOS DE DORES DE CABEÇA

           Cefaléia Tensional: é a mais comum. Causada pela falta de sono, estresse cansaço ou por algum acidente na musculatura do pescoço, ombros, couro cabeludo e até na face. É o tipo de dor de cabeça mais comum que existe, mas não tão intensa e incapacitante, por isso seus portadores, mesmo crônicos, não procuram muito ajuda médica como fazem os que sofre de enxaqueca e cefaléia em salva. As crises ocorrem não mais que duas vezes por semana dependendo de cada caso. Alguns estudos sugerem que estas dores, quando em caráter crônico, são decorrentes de desordens bioquímicas do cérebro, afetando o sistema analgésico do mesmo. Existem dois tipos de cefaléia tensional: as episódicas e as crônicas.

As dores de cabeça tensionais episódicas são mais comuns, moderadas e não incapacitam o paciente. Porém podem ocorrer episódios mais frequentes e incômodos por mais de 15 dias ao mês, se caracterizando em crônicas.

A dor de cabeça tensional episódica ocorre em 87% da população, sendo que a tensional crônica é menos frequente, acometendo apenas 3%.

As dores de cabeça tipo tensional caracteriza-se da seguinte forma:

* dor em peso,
* pressão ou aperto em volta da cabeça; 
* intensidade leve a moderada, nao impedindo as atividade rotineiras do dia-a-dia; 
* dor localizada na testa ou topo da cabeça; 
* na maioria dos casos não há sintomas associados, mas alguns pacientes se queixam de intolerância a luz e a ruídos.



          Cefaléia em salva: não tão comum como as dores de cabeça descritas acima, esta se caracteriza por ser a de mais forte intensidade, em que a sensação de dor assemelha-se a "facadas". Algumas pessoas sofrem desta dor e muitas vezes conseguem até mesmo prever o horário da próxima crise. Segundo especialistas, as causas dessa dor ainda são desconhecidas, mas o que tudo indica é que há uma importante disfunção no hipotálamo (região cerebral) que faz com que esse tipo de dor ocorra.  Sabe-se também que ocorrem edemas e tortuosidades na parede da carótida interna em um de seus trajetos dentro do crânio no momento da crise. O analgésico não só não faz o efeito esperado, como cria uma espécie de efeito rebote, acostumando o cérebro a não produzir mais endorfinas (analgésico natural que o próprio corpo produz), aumentando cada vez mais as crises de dor.  Os principais sintomas deste tipo de dor de cabeça são: 

* dor de um só lado e sempre no mesmo lado da cabeça, em volta do olho, mas também podendo ser na fronte, têmporas e até na face; 
* intensidade muito elevada e com caráter latejante; 
* duração de 15 minutos a 3 horas, podendo aparecer em dias seguidos e/ou alternados; 
* podem ocorrer crises de 1 até 8 vezes ao dias, fazendo com que o indivíduo acorde no meio da noite; 
* pode ocorrer vermelhidão no olho e lacrimejamento e entupimento nasal no mesmo lado da dor; 
* as vezes a dor evolui para ausência de remissões ou períodos sem dor, ou já começa sendo permanente o que se constitui na modalidade CRÔNICA de dor de cabeça em salvas.



          Enxaqueca: assim como a cefaléia tensional episódica, é considerada uma dor de cabeça primária porque não causa alterações estruturais no cérebro não deixando sequelas. As mulheres são as mais afetadas por esse tipo de dor de cabeça de fundo genético. Piora com atividade física e com a movimentação da cabeça. As crises são conhecidas da seguinte forma:

* dor pulsátil ou latejante nas regiões da fronte e têmporas;
* dor se apresenta mais em um lado da cabeça, em 40% dos dos pacientes nos dois lados;
* intensidade de moderada a severa;
* piora com o esforço;
* duram de 4 a 72 horas quando não são tratadas de inicio;

São associadas a pelo menos dois dos sintomas abaixo:

* enjôos e vômitos;
* intolerância a claridade e a ruídos.

Algumas horas antes da crise de enxaqueca, alguns pacientes pode apresentar dormência ou perda da força muscular de um lado ou parte do corpo, ocorrendo perda parcial ou total do campo de visão, o que chamamos de AURA.



Outros tipos de dores de cabeça que as vezes não se encaixam nos citados acima:

Dores secundárias:
Dor de cabeça pode ser sintoma de alguma doença grave como tumores e meningite. Neste caso deve-se procurar imediatamente um médico.

Dor causada por problemas de visão:
Caracteriza-se porum peso na região dos olhos e piora no final do dia.

Dor causada pela inflamação do trigêmio:
Umas das dores causadas por essa inflamação é a cefaléia em salvas, que atinge mais os homens. uma de suas caracteristicas é aumentar com o repouso, o que faz com que a pessoa se agite mais com a dor.

Dor por hipertensão:
Semelhante com a cefaléia tensional, localiza-se mais na nuca e deve-se tomar cuidado com acidentes vasculares cerebrais (derrames).


                          Fonte: http://www.terrasaúde.com.br/

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Manual de Conservar Caminhos

Postado por Livia de Mello Munhós às 10:03 0 comentários


1º - O CAMINHO COMEÇA EM UMA ENCRUZILHADA: Ali você pode parar e pensar em que direção seguir. Mas não fique muito tempo pensando, ou jamais sairá do lugar. Faça a clássica pergunta: qual destes caminhos tem um coração? Reflita bastante sobre as escolhas que estão adiante, mas uma vez dado o primeiro passo, esqueça definitivamente a encruzilhada, ou sempre ficará sendo torturado pela inútil pergunta: " Será que escolhi o caminho certo?". Se você escutou seu coração antes de fazer o primeiro movimento, você escolheu o caminho certo.

2º - O CAMINHO NÃO DURA PARA SEMPRE: É uma bênção percorrê-lo durante algum tempo, mas um dia ele irá terminar, portanto esteja sempre pronto para despedir-se a qualquer momento. Por mais que você fique deslumbrado por certas paisagens, ou assustado com algumas partes onde é necessário muito esforço  para seguir adiante, não se apegue a nada. Nem às horas de euforia nem os intermináveis dias onde tudo parece difícil, e o progresso é lento. Cedo ou tarde um anjo virá, e sua jornada chega ao final, não esqueça.

3º - HONRE SEU CAMINHO: Foi sua escolha, sua decisão, e na medida que você respeita o chão onde pisa, também este chão passa a respeitar seus pés. Faça sempre o que for melhor para conservar a manter seu caminho, ele fará o mesmo por você.

4º - ESTEJA BEM EQUIPADO: Leve um ancinho, uma pá, um canivete. Entenda que para as folhas secas os canivetes são inúteis, e para as ervas muito enraizadas os ancinhos inúteis. Saiba sempre que ferramenta utilizar a cada momento. E cuide delas, porque são suas maiores aliadas.

5º - O CAMINHO VAI PARA FRENTE E PARA TRÁS: Às vezes é preciso voltar porque foi perdido algo, ou uma mensagem que devia ser entregue foi esquecida no seu bolso. Um caminho bem cuidado permite que você volte atrás sem grandes problemas.


6º - CUIDE DO CAMINHO, ANTES DE CUIDAR DO QUE ESTÁ A SUA VOLTA:  Atenção e concentração são fundamentais. Não se deixe distrair pelas folhas secas que estão nas margens, ou pela maneira como os outros estão cuidando dos seus caminhos. Use sua energia para cuidar e conservar o chão que acolhe seus passos.

7º - TENHA PACIÊNCIA: Às vezes é preciso repetir as mesmas tarefas, como arrancar ervas daninhas ou fechar buracos que surgiram depois de uma chuva inesperada. Não se aborreça com isso, faz parte da viagem. Mesmo cansado, mesmo com certas tarefas repetitivas, tenha paciência.

8º - OS CAMINHOS SE CRUZAM: As pessoas podem dizer como está o tempo. Escute os conselhos, tome suas próprias decisões. Só você é responsável pelo caminho que lhe foi confiado.

9º - A NATUREZA SEGUE SUAS PRÓPRIAS REGRAS: Desta maneira você tem que estar preparado para súbitas mudanças do outono, o gelo escorregadio do inverno, as tentações das flores da primavera, a sede e as chuvas doo verão. Em cada uma dessas estações aproveite o que há de melhor, e não reclame de suas características.

10º - FAÇA DE SEU CAMINHO UM ESPELHO DE SI MESMO: Não se deixe, de maneira nenhuma, influenciar pela maneira de como os outros cuidam de seus caminhos. Você tem sua alma para escutar , e os pássaros para contar o que sua alma está dizendo. Que suas histórias sejam belas e agradem tudo o que está em sua volta. Sobretudo, que as histórias que sua alma conta durante a jornada sejam refletidas em cada segundo do percurso.

11º - AME SEU CAMINHO: Sem isso, nada faz sentindo.

                                                        
                                                                                                  Paulo Coelho

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Saúde no Trabalho

Postado por Livia de Mello Munhós às 09:03 0 comentários
Trabalhar sem DOR. Há alguns anos se você me perguntasse qual seria o maior sonho de um funcionário dentro de uma empresa eu poderia responder que seria a ascensão profissional. Hoje, observando meu dia a dia no consultório e nas empresas que dou suporte posso afirmar que a realização profissional esta em segundo plano. Atualmente o que os colaboradores mais almejam é realizar suas tarefas sem dor.




O mercado de trabalho está crescendo e a economia brasileira também, junto com isto as empresas estão ganhando seu destaque. Falo isso porque moro em um dos principais pólos industriais do Brasil, Caxias do Sul - RS. Por um lado isso é muito bom pois gera milhões de empregos. Por outro, o número de acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT) crescem de forma assustadora.


Exige-se do colaborador mais rendimento, produção, hora extra. Mas tudo isso gera conseqüencias severas para sua saúde. O movimento repetitivo por um determinado tempo gera na musculatura esquelética um processo inflamatório, que se não tratado logo, gera uma tendinite, levando uma tenossinovite, agravando-se assim, cada vez mais o problema. Citei esse exemplo porque é o que mais encontro diariamente em minha prática clínica.

Temos que entender que o corpo humano é uma máquina, que assim como os demias equipamentos ele precisa de manutenção periódica para que não acabe " emperrando",dessa forma consequentemente o trabalho e o rendimento acabam sendo prejudicados .

O papel da Quiropraxia não é só apenas restaurar a função, aliviar a dor e fazer com que o colaborador volte o quanto antes ao seu posto. A Quiropraxia vai muito além disso, ela educa o paciente para ter uma melhor postura e hábitos no trabalho e também previne quanto ao estresse e a possíveis patologias que poderão surgir.


No Brasil ainda são poucas as empresas que possuem um profissional nesta área monitorando e dando assistência aos funcionários. Em Caxias do Sul, a VISATE, empresa de transporte urbano,  é um exemplo se tratando de qualidade de vida aos colaboradores. Nesta, projetos são realizados semanalmente para que o trabalho seja executado de forma prazeirosa.

A empresa que tem uma equipe multidisciplinar incluindo um quiropraxista só tem a sebeneficiar com tudo isso, pois contará com profissionais com menos dores, mais dispostos, reduzindo assim os custos com absenteísmo e processos trabalhistas e com tributos com a previdência.

Em 2009 entrou em vigor o Fator Acidentário de Prevenção, uma bonificação às empresas que investirem em segurança e qualidade de vida aos colaboradores. Quanto maiores os registros de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, maior será a alíquota de contribuição ao Seguro de Acidente de Trabalho.

Portanto colaborador, exija um trabalho mais prazeiroso, que de motivação e saúde. Exija um QUIROPRAXISTA  na sua empresa!


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Sling: o conforto do seu bebê

Postado por Livia de Mello Munhós às 19:31 0 comentários
Celebridades como Madonna são adeptas do sling.

As mamães cangurus estão na moda! Está de volta ao mercado os antigos panos que nossas avós usavam para carregar seus filhotes, só que agora ao invés do nó, vem com duas argolas que formam uma fivela, e o nome, é claro, mais moderno, digno dos bebês de hoje: SLING

Toda mãe adora passar horas com seu filho recém-nascido no colo. Mas em algumas situações são impossíveis, pois tem a casa, cozinha, trabalho, sem falar nas dores na coluna... Este problema esta com os dias contados mamãe, pois o Sling veio para resolver isso.


A grande vantagem deste acessório é que as mãos permanecem sempre livres para a mãe fazer todos os seus serviços com a coluna ereta, a postura fica mais correta do que se estivesse carregando sem o acessório pois o peso da criança é distribuido entre os ombros e as costas. O pimpolho fica muito bem acomodado, pois a coluninha dele fica na posição natural, sem pressionar ponto algum  e preservando as articulações do quadril que ainda estão em formação.


Os entendidos deste método dizem que além da praticidade, o sling é muito importante no relacionamento entre mãe e filho. O aconchego do pano, o calor entre os dois, os batimentos cardíacos e a respiração faz com que o bebê se sinta no útero materno. Isso é fundamental para os primeiros meses de vida da criança.


Antes de adquirir esta peça é preciso observar alguns detalhes. Os dois modelos mais comuns no Brasil são o costurado e o preso com argolas. O tecido deve ser resistente, de algodão, com costuras firmes e argolas de inóx ou naylon. O fundo da bolsa, onde fica a criança, deve ser quatro dedos abaixo do umbigo da mãe para garantir o conforto e segurança. Se for bem fabricado e usado o acessório pode suportar até 20kg.

Diferentes formas de usar o sling



Quiropraxia na gravidez

Postado por Livia de Mello Munhós às 12:53 0 comentários




Quiropraxia na gravidez? Isso mesmo futura mamãe! Você acaba de conhecer mais um método fantástico para aliviar as dores durante a gestação e ao mesmo tempo proporcionar bem estar ao seu bebê.

A gestação é um período onde acontecem muitas alegrias na vida de uma mulher, mas ao mesmo tempo ela vem acompanhada de dores e desconfortos. As mudanças estruturais e hormonais fazem com que a coluna vertebral da gestante sofra modificações comprometendo assim nervos, ligamentos, tecidos e músculos.
O quadril começa a mudar de posição, as vértebras lombares sobrecarregam-se com o passar das semanas e a caixa torácica expande, tudo isso para dar um bom conforto ao bebê!

Mas, com  isso as dores, os enjôos, os formigamentos nos membros  começam a aparecer. Muitas pessoas acham que esses sintomas são normais na gravidez, mas não deveriam ser. Nosso corpo é perfeito, e foi feito para compensar e se adaptar as mudanças ocorridas na gestação. É neste contexto que entra o trabalho do quiropraxista nas futuras mamães!

O tratamento quiroprático mantém a coluna vertebral, a bacia, as costelas, os músculos e outras estruturas em um equilíbrio total. As articulações ficam com maior mobilidade e livre de compressão nervosa.

Além das dores nas costas, a quiropraxia é eficaz na redução do trabalho de parto e a dor na hora do parto, onde os músculos abdominais e do útero estão equilibrados, a bacia esta alinhada e a coluna livre de subluxações vertebrais (interferências). O tratamento quiroprático também ajuda a mamãe que quer ter parto natural, pois através de manobras 100%  seguras, faz com que aos poucos o bebê fique na posição correta para o parto.

A Quiropraxia auxilia também aos riscos de injúrias ao bebê. Se a mãe estiver com a pelve totalmente corrigida e alinhada, o bebê não sofrerá traumas excessivos na hora do parto e nem mesmo o uso de fórceps.

Muitas gestantes ainda tem receio de receber os cuidados quiropráticos muitas vezes pela falta de informação ou até mesmo pelas informações erradas que lhe são passadas. O profissional graduado em Quiropraxia é habilitado e  treinado para avaliar e ajustar qualquer desalinhamento encontrado na coluna na gestante e também de seu futuro bebê. As técnicas são eficazes e os ajustes são seguros e precisos, proporcionando bem-estar, saúde e equilíbrio para a futura mamãe!

A MÃE QUE AMA, CUIDA DE SUA SAÚDE E FAZ QUIROPRAXIA!



Fonte: http://www.americanpregnancy.org/pregnancyhealth/chiropracticcare.html
Related Posts with Thumbnails

Atendimento Online

 

QUIROPRAXIA: Sua coluna em equilíbrio! Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart