Trabalhar sem DOR. Há alguns anos se você me perguntasse qual seria o maior sonho de um funcionário dentro de uma empresa eu poderia responder que seria a ascensão profissional. Hoje, observando meu dia a dia no consultório e nas empresas que dou suporte posso afirmar que a realização profissional esta em segundo plano. Atualmente o que os colaboradores mais almejam é realizar suas tarefas sem dor.
O mercado de trabalho está crescendo e a economia brasileira também, junto com isto as empresas estão ganhando seu destaque. Falo isso porque moro em um dos principais pólos industriais do Brasil, Caxias do Sul - RS. Por um lado isso é muito bom pois gera milhões de empregos. Por outro, o número de acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT) crescem de forma assustadora.
Exige-se do colaborador mais rendimento, produção, hora extra. Mas tudo isso gera conseqüencias severas para sua saúde. O movimento repetitivo por um determinado tempo gera na musculatura esquelética um processo inflamatório, que se não tratado logo, gera uma tendinite, levando uma tenossinovite, agravando-se assim, cada vez mais o problema. Citei esse exemplo porque é o que mais encontro diariamente em minha prática clínica.
Temos que entender que o corpo humano é uma máquina, que assim como os demias equipamentos ele precisa de manutenção periódica para que não acabe " emperrando",dessa forma consequentemente o trabalho e o rendimento acabam sendo prejudicados .
O papel da Quiropraxia não é só apenas restaurar a função, aliviar a dor e fazer com que o colaborador volte o quanto antes ao seu posto. A Quiropraxia vai muito além disso, ela educa o paciente para ter uma melhor postura e hábitos no trabalho e também previne quanto ao estresse e a possíveis patologias que poderão surgir.
No Brasil ainda são poucas as empresas que possuem um profissional nesta área monitorando e dando assistência aos funcionários. Em Caxias do Sul, a VISATE, empresa de transporte urbano, é um exemplo se tratando de qualidade de vida aos colaboradores. Nesta, projetos são realizados semanalmente para que o trabalho seja executado de forma prazeirosa.
A empresa que tem uma equipe multidisciplinar incluindo um quiropraxista só tem a sebeneficiar com tudo isso, pois contará com profissionais com menos dores, mais dispostos, reduzindo assim os custos com absenteísmo e processos trabalhistas e com tributos com a previdência.
Em 2009 entrou em vigor o Fator Acidentário de Prevenção, uma bonificação às empresas que investirem em segurança e qualidade de vida aos colaboradores. Quanto maiores os registros de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, maior será a alíquota de contribuição ao Seguro de Acidente de Trabalho.
Portanto colaborador, exija um trabalho mais prazeiroso, que de motivação e saúde. Exija um QUIROPRAXISTA na sua empresa!
0 comentários:
Postar um comentário