quinta-feira, 30 de junho de 2011

Síndrome do Piriforme

Postado por Livia de Mello Munhós às 13:52
Quem não sente ou já sentiu a tão famosa dor ciática? Pois então fique esperto porque muitas vezes uma dor ciática não está relacionada diretamente com problemas sérios de coluna como a hérnia de disco, mas sim com a Síndrome do Piriforme. Na postagem abaixo vocês verão que é muito fácil de se confundir com outras patologias e ao mesmo tempo é fácil de eliminar essa dor "chatinha".

O nervo ciático passa por baixo de um pequeno e profundo músculo localizado em ambas a nádegas chamado Piriforme. Quando o ciático é irritado por esse músculo, ocorre a então chamada Síndrome do Piriforme. Esta síndrome permanece sendo um diagnóstico controverso, pois alguns médicos acreditam que ela é subdiagnosticada, enquanto outros estão convencidos de que ela é totalmente diagnosticada. Muitos clínicos acreditam que ela corresponde a mais ou menos 10% dos casos relacionados a dor ciática (dor que irradia para perna).

Apresentação Clínica

Os pacientes apresentam-se com dor nas nádegas (nas duas ou em uma apenas), irradiada por trás da coxa, descendo para panturrilha. Muitas vezes a dor também pode estar presente na parte lateral da perna. Essa dor costuma ser descrita como "queimação", "ardência" ou até mesmo "rasgante". Pode haver junto com esses sintomas, dor lombar, agravando-se ao caminhar e-ou sentar.

Exame Físico

O achado essencial na hora do exame físico é um ponto bem dolorido na região do músculo piriforme no meio da nádega aonde o nervo ciático faz uma parte de seu trajeto. Algumas vezes a pressão no local pode causar dor irradiada ao longo da perna.

Estudos diagnósticos

O diagnóstico de Síndrome do Piriforme é praticamente clínico. Em casos de suspeita de hérnia discal ou qualquer outra patologia deve-se fazer um Ressonância Magnética da coluna lombar .
A eletroneuromiografia pode ser útil em casos onde haja formigamento e/ou falta de sensibilidade.

Tratamento

Na minha prática clínica é muito comum encontrarmos pacientes com a Síndrome do Piriforme.
A quiropraxia ajuda muito nesses casos, através de ajustes na região lombar e articulação sacroilíaca.
Fisioterapia com ultrasom, massagens, técnicas de alongamento, relaxamento e calor são bastante eficazes para o problema.

                                                                      
                                                                                                    Fonte: Manual de Medicina MusMusculoesquelética

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Atendimento Online

 

QUIROPRAXIA: Sua coluna em equilíbrio! Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado pelo Cantinho do Blog. Imagens Jogo de Meninas e pngs Deviantart