O verão está chegando e junto com ele vem alguns cuidados especiais que devemos tomar nesta época do ano. Os índices de câncer de pele são alarmantes, principalmente na região sul, onde a população é de pele mais clara e por seu litoral ser mais extenso. Segue agora alguns cuidados básicos para enfrentarmos o verão com saúde.
O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido (neoplasia) Pode ter várias causas, como queimaduras solares repetidas ao longo dos anos.
O câncer de pele normalmente se desenvolve na ediderme (camada mais externa da pele), sendo, na maioria das vezes , bem visível, o que faz com que seja detectado em seu estágio inicial.
FORMAS MAIS COMUNS DE CÂNCER DE PELE:
Carcinoma basocelular: mais frequente e menos agressiva, cresce lentamente até formar uma ferida de difícil cicatrização.
Carcinoma espinocelular: mais agressivo que o anterior, cresce mais rápido e forma feridas precocemente. Os carcinomas provocam grandes deformações, mas não levam a morte.
Melanoma: tipo mais grave e menos frequente de câncer de pele. Se não for tratado no início, pode levar a morte pois pode causar metástase (células deformadas que irradiam no sistema linfático e provocam tumores em outros órgãos). Em média, 69% das pessoas que desenvolvem o melanoma são curadas.
CAUSAS DO CÂNCER DE PELE
A exposição exagerada ao sol é uma das causas, mas não é a única. O câncer de pele também é provocado por fatores genéticos e ambientais, como a destruição da camada de ozônio.
Radiação solar:
A radição UV faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas, como as queimaduras solares, as fotoalergias e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, como o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares, através de mutações genéticas causando o câncer de pele.
Camada de ozônio:
Ela protege o planeta dos raios solares , porém em muitos lugares, está reduzida devido a emissão de gases e poluentes, o que faz com que os raios solares atinjam nossa pele com mais intensidade.
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE:
O uso do filtro solar é a melhor forma de proteção e prevenção contra os raios solares e o câncer de pele. O filtro solar age protegendo e evitando os danos causados pela radiação solar. Ele deve ser aplicado generosamente de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicação a cada 2 horas. Se o filtro utilizado permitir que a pele fique vermelha após a exposição ao sol, é sinal de que a proteção não está sendo eficaz.
Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?
FPS significa fator de proteção solar. Todo filtro solar tem um número que determina seu FPS, que pode variar de 2 a 60. O fator mínimo para a sua proteção adequada é 15. A recomendação é usar sempre um filtro solar de fator igual ou maior que 25.
Cuidados e proteção:
Atenção para alguns cuidados que podem fazer a diferença na prevenção do câncer de pele:
- Não é recomendável a exposição ao sol entre 10h e 16h;
- Áreas sensíveis como rosto, lábios, couro cabeludo e mãos, necessitam de proteção diária, pois são partes que ficam permanentemente expostas;
- Não reserve o uso de filtros solares apenas para os dias de verão. Mesmo em dias nublados, 80% dos raios ultravioletas ultrapassam as nuvens.
Fonte: www.dermatologia.com
Dicas Farmacêuticas Panvel
0 comentários:
Postar um comentário